Resumo de Auguste Comte
BIOGRAFIA
Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o pai do Positivismo e da disciplina de Sociologia. Nasceu na França , na cidade de Montpellier no dia 19 de janeiro de 1798 e morreu em em Paris ( França ) em 05 de setembro de 1857.
1814 Começou a trabalhar aos 16 anos de idade, com interesse pelas ciências naturais , conjugado às questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris .
1817 a 1824 _ Foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, expoente do socialismo utópico que “pode ser definido como um conjunto de ideias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos”.. 1824 _ Rompeu com Saint-Simon ao discordar das ideias deste sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Comte estava convicto que o mestre priorizava auxílio à elite industrial e científica do período com sacrifício da reforma teórica do conhecimento. 1826 _ Sofreu um colapso nervoso; enquanto trabalhava na criação de uma filosofia positiva, supostamente desencadeado por “problemas conjugais” .Recuperado, iniciou a redação de Curso de filosofia positiva trabalho que lhe tomou doze anos .
1842 _ Seu casamento com Caroline Massin acaba depois de 17 anos de convivência. Devido às suas críticas dirigidas à corporação universitária francesa ele perdeu o emprego de examinador de admissão na Escola Politécnica.
1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que veio a óbito no ano seguinte, vítima de tuberculose;
1851 à 1854, Redigiu o Sistema de política positivista cujas ideias viria fundamentar muitas correntes de pensamento político ,em vários países.
1856_ Publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva, cada um a tratar de questões específicas das sociedades humanas Não pôde