psicologia das cores
Branco
O branco é a reflexão total (oposto do preto) de todas as cores.
Comunica uma sensação de 'não me toque'. Branco é pureza e é uma cor que não compromete. Visualmente, o branco transmite uma elevada percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre cores quentes, é o fato de fazê-las parecer extremamente coloridas.
Positivo
Higiene, esterilidade, claridade, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência. Negativo
Esterilidade, frieza, barreiras, ausência de simpatia, elitismo.
Amarelo
O amarelo é, essencialmente, estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do otimismo. Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade.
Positivo
Otimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade. Negativo
Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.
Laranja
Sendo uma combinação de vermelho e amarelo, a cor laranja é estimulante e reativo, combinando o físico e o emocional. Faz as nossas mentes concentrarem-se em questões de conforto físico - alimentos, calor, abrigo - e sensualidade. É uma cor 'divertida'. Negativamente, centra as nossas atenções no oposto - a necessidade do que se perdeu. E demasiado cor-de-laranja sugere frivolidade e ausência de valores intelectuais sérios.
Positivo
Conforto físico, alimento, calor, segurança, sensualidade, paixão, abundância, divertimento.
Negativo
Privação, frustração, frivolidade, imaturidade.
Vermelho
O vermelho parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo.
Positivo
Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência