Resumo de Análise Ambiental
Centro Socioeconômico
Departamento de Ciências da Administração
CAD7218 – Administração de Marketing
Docente:...
Discentes:...
Análise Ambiental
“O destino de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, depende bastante da evolução do meio ambiente. [...] É preciso, portanto, adaptar-se a ele.” (RICHERS 2000).
1. Importância
É de responsabilidade dos profissionais de marketing a identificação das forças e fatores que afetam as organizações, isto é feito através da análise ambiental que por sua vez é importante para se verificar as potencialidades, tendências, fraquezas e oportunidades na organização.
Usando a inteligência e a pesquisa de marketing esses profissionais devem identificar tais forças e fatores coletando informações sobre o microambiente (variáveis controláveis) e o macroambiente (variáveis incontroláveis). Isto deve ser feito constantemente para ficar sempre atualizado com as mudanças no mercado. Fazendo pesquisas ambientais sistemáticas, podem-se ajustar as variáveis e invariáveis do mercado e transformá-las em oportunidades de negócios.
“Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades.” (KOTLER, 2000).
Fonte: Kotler, 2005
2. Ambiente Externo
Kotler (1998) entendia que a administração de marketing está inserida em diferentes ambientes (macroambiente e microambiente, ambos constituem o que hoje chamamos de ambiente externo).
Conhecer os ambientes é entender as mudanças que estão acontecendo no ambiente organizacional e, a partir disso, podem-se tomar decisões que façam com que a empresa se adeque a estas mudanças.
2.1 Macroambiente
O macroambiente envolve todos os fatores pertencentes ao ambiente externo que afetam a estrutura, conduta e atuação dos sistemas mercadológicos da empresa, tendo sobre ela grande impacto.
Segundo Cobra (2003), o diagnóstico do ambiente externo é composto por cinco principais