Flotação de efluentes
Definição
O processo de flotação é utilizado para separar partículas sólidas e/ou líquidas presentes numa fase líquida. O flotador por ar dissolvido pode ser usado como pré-tratamento para sistemas secundários, biológicos ou como tratamento final, para a redução de DBO, DQO, óleos, graxas e sólidos suspensos.
O Sistema de Flotação pode ser do tipo físico ou físico-químico, o que difere um do outro, quanto a operação, é que no físico-químico faz se a adição de produtos químicos.
Flotação por ar dissolvido
O sistema de flotação por ar dissolvido se baseia no contato e na aderência das micro-bolhas de ar com as partículas do efluente, diminuindo sua densidade e promovendo seu arraste para a superfície líquida do tanque. O efluente bruto recalcado entra no Misturador Hidráulico onde receberá as soluções de produtos químicos tais solução de correção de pH, coagulante e floculante para a floculação do material em suspensão coloidal. O efluente floculado entra no Flotador por ar dissolvido. As micro-bolhas formadas em tanque de pressão carregarão a matéria em suspensão para a superfície, onde será raspado por removedor de flotado. O removedor superficial enviará o flotado removido para caixa de escuma e posteriormente ao tanque de flotado para posterior reaproveitamento e/ou disposição final.
Tipos de sistemas
CIRCULAR
RETANGULAR
Aplicações
Remoção de sólidos em suspensão, inclusive algas, e de substâncias húmicas;
Pré-tratamento de água para eliminar parte da carga poluente, clarificação final;
Recuperação de óleos, gorduras, féculas (matéria-prima);
Pré-tratamento de águas residuais antes de enviar para a ETAR, para redução de carga poluente;
Na indústria de celulose: produção (filtragem) de água de processo, recuperação de matéria-prima (fibra);
Recuperação da água de retro lavagem de filtros de areia.
Indústria petrolífera: Recuperação da matéria-prima da purga dos tanques
Eliminação de grande parte da carga