Resumo da unidade iii profuncionario
Bloco 1: Formação Pedagógica
RESUMO DA UNIDADE III - Duas tendências teóricas no estudo da sociedade: elementos e características do Funcionalismo e do Materialismo Dialético.
Continuando nossa viagem ao século XIX, onde as revoluções deixaram marcas históricas. Émile Durkhein, vê com aspectos positivos as mudanças na sociedade. Ele compara os problemas encontrados pela sociedade, como um organismo que precisa estar funcionando todo corretamente.
Os órgãos são peças individuais que quando falham prejudicam todo um sistema. Pensar e agir de forma semelhante faz parte de uma sociedade sadia segundo Durkhein. Neste contexto, outros dois sociólogos surgem com muita ênfase. Karl Marx e Friedrich Engels. A preocupação destes personagens é com a má distribuição da renda que a revolução industrial provocou.
O que eles observaram na época, acontece hoje com muita frequência. O funcionalismo é algo de especulação por parte dos industriais. Toda vez que uma empresa precisa reduzir despesas, é, no funcionário que se olham e primeiro lugar. Cortar despesas significa demissão de funcionários. Por outro lado nenhuma empresa consegue produzir sem mão de obra. Logo, há sempre a preocupação de se contratar mão de obra especializada.
Observamos neles uma preocupação com as mudanças que ocorriam com as empresas e empregados. Um exemplo sentido em nosso meio e não se faz muito distante, foi quando da mudança no sistema de carburador para o sistema de injeção eletrônica nos veículos nacionais e importados.
Em 1995, a indústria automotiva brasileira introduz em suas unidades montadoras, um sistema de injeção eletrônica.
Estava decretado o fim dos sistemas de carburação, que durante muitos anos fez parte do dia a dia dos automóveis brasileiros. Houve então, por parte dos profissionais da área de autopeças, tanto técnica como revendedores, uma corrida aos cursos ministrados pelas distribuidoras. Este treinamento visava colocar no mercado, pessoas