resumo da historia o vampiro que descobriu o Brasil
Antônio Brás estava refletindo sobre a vida quando um homem que não queria sair de seu bar ficou enfurecido quando soube que o bar iria fechar: suas íris ficaram vermelhas e sua boca desenvolveu grandes caninos e salivou como um cão e atacou Antônio.
Após isso, Antônio começou a se sentir muito melhor, cheio de energia e sempre disposto para fazer as coisas, porém estranhava o fato de não conseguir beber nem comer nada. Após três dias, o sol começara a machucar sua pele, seu corpo doía e ele começou a ficar mais fraco.
Certo dia, Antônio devora uma ratazana e volta a ficar disposto, após perceber o que tinha feito, se depara com Domingos, que lhe dá a notícia de que Antônio teria sido atacado pelo mais poderoso dos vampiros, o único que conseguia apossar-se de um corpo humano. Antônio havia virado um vampiro e a única maneira de reverter sua situação era matar o vampiro que atacou Antônio com uma estaca de madeira no coração e aspirar suas cinzas. Seria muito difícil de encontrar o velho vampiro, que estava no corpo de alguém que era importante em diversos momentos históricos.
Ao descobrir que o velho vampiro estava no corpo de um homem que estava na embarcação europeia que ia para as Índias, Antônio dá início à sua busca ao vampiro e embarca na armada de Cabral.
Em 1500 eles chegam em um local com pessoas de pele marrom, cobertos por penas coloridas, pintados e conversando com aves. A armada de Cabral decidiu ficar e Antônio estava preso nesta terra, tanto como o velho vampiro. Antônio começou a viver em uma caverna e aos poucos foi aprendendo a ser vampiro. Durante 500 anos ele aprendeu a viver entre a sociedade, aprendendo como a reconhecer o velho vampiro dentro de outros corpos. A única vontade de Antônio era voltar a ser mortal e por isso perseguia o velho vampiro.
Assim que chegaram