resumo da guerra de cem anos
Resumo do que foi a Guerra dos Cem anos. Tal guerra ocorreu durante os anos de 1337 a 1453, durando assim 116 anos. Apesar de longa, a guerra teve um papel importante na transição das eras para o homem.
A guerra dos cem anos
Guerra politica-economica entre França e Inglaterra. A guerra dos cem anos não durou exatamente cem anos. Tal guerra ocorreu durante os anos de 1337 a 1453, durando assim 116 anos. Apesar de longa, a guerra teve um papel importante na transição de eras para o homem.
Como a guerra começou…
No século XII, a França e a Inglaterra eram regidas por um Rei, pela monarquia, mas eles ainda não vivenciavam a nova política, já que ainda eram muito influenciados pelo feudalismo.
Ambos os países eram dividos em províncias e seus condes ou senhores feudais eram vassalos de um rei e vez ou outra existiam conflitos entre os interesses dos senhores feudais e do rei. Esse foi apenas um dos primeiros motivos que instigaram a guerra dos cem anos.
Tudo começou na região de Flandres. Apesar de ser residente e vassalo francês, essa região tinha um boa ligação econômica com a Inglaterra. O que irritou demais o rei da Franca, mas o pior ainda estava por vir, já que o rei da França morreu e não tinha filhos pra assumir o seu lugar.
O nome do rei que havia falecido era Carlos VI, filho de Felipe, o belo, de quem havia sucedido o trono. Mas, como ele não tinha filhos para suceder o seu trono, devia se escolher parentes próximos a ele ou ao seu pai.
Dois nomes apareceram: Felipe tinha um sobrinho francês, na disputa pelo trono e do outro lado, nada mais, nada menos do que Eduardo III, Rei da Inglaterra, que também era neto de Felipe e tinha por direito disputar o reinado.
Quando escolheram o sobrinho de Felipe para ser Rei sobre a França, eis que surge o estopim, Eduardo logo então declara guerra contra o mesmo. A guerra que ficou conhecida como: A guerra dos Cem anos.
Fim da Guerra
Ao longo dos