RESUMO DA ATPS CONTABILIDADE AVANCADA 2
A expressão joint venture pode ser traduzida como aliança de risco e ser entendida como um contrato de colaboração empresarial. Quando duas ou mais empresas nacionais ou internacionais constituem uma nova entidade organizacional com participação compartilhada se obtém o que chamamos de joint venture, nesta junção cada empresa deve trazer aquilo que possuiu de melhor. É nessa aliança estratégica que o empreendimento (nova entidade) pode ter uma duração curta ou longa, porém com prazo determinado. Ao término desse prazo a joint venture pode virar uma empresa com personalidade jurídica própria ou se desmanchar
O objetivo de uma joint venture pode ser muito variado, engloba desde a produção de bens e a prestação de serviços até a procura de novos mercados ou o apóio mútuo em diferentes níveis da cadeia de um produto. Uma joint venture, possivelmente, se desenvolverá durante um tempo limitado e seu objetivo será obter benefícios econômicos.
Os tipos de joint ventures variam conforme a nacionalidade dos participantes co-ventures. Existem as joint ventures nacionais e internacionais.
Nas nacionais, tomam parte duas ou mais empresas da mesma nacionalidade, e nas internacionais fazem parte duas ou mais empresas de nacionalidades diversas. Nessa a empresa estrangeira se associa com a do país onde pretende ver executado o projeto ou operação específica.
Quanto à participação financeira dos co-ventures, as joint ventures podemser:
a) Equity Joint Venture, onde implica associação de capitais;
b) Non Equity Joint Venture, aquela em que não há contribuição de capitais.
Do ponto de vista formal, podem ser: a) Corporate Joint Venture, associação de interesses que dá nascimento a