Resumo da apostila de marzano,robert j
Para iniciarmos o resumo, necessitamos ilustrarmos o fato de que houve uma época em que não se acreditava que a escola contribuía com o aproveitamento dos alunos , porém, algum tempo depois, Coleman percebe que fatores exteriores influenciam o aprendizado do aluno, e mais adiante, que o aproveitamento de cada aluno depende também de seu professor.
Hedges, afirma que a educação é feita de um conjunto de procedimentos, onde nenhum deve ser destacado ou dado como estratégia de ensino final.
Ao passar dos anos, pesquisadores se utilizaram de uma técnica de metanálise, com o objetivo de mostrar técnicas para melhorar o aproveitamento do aluno, as quais mostraram que cada técnica produz um resultado diferente da outra, onde cada professor deve abordar qual a técnica que cabe melhor a sua disciplina, onde a má escolha pode acarretar em um resultado negativo.
O professor deve se utilizar de estratégias para um melhor aproveitamento em sua disciplina, estratégias estas que podem ser de comparação (identificar características importantes) e organizador gráfico (formação de grupos baseados em semelhanças). Outro procedimento que se mostra muito eficaz nos estudos é o ato de fazer resumos baseados em anotações diárias, sendo levado em consideração, três passos, sendo eles: substituir alguns fatos, eliminar outros e manter os mais importantes. Em 1981, foi criado um resumo ao qual deveria seguir regras em sua elaboração, utilizando-se somente do material relevante (somente o necessário), criar uma semelhança de informações e que estas sejam de fácil entendimento; junto a este, foram criados seis tipos de estruturas, cada uma sendo utilizada adequadamente dentro dos diferentes tipos de texto.
Fazer anotações é muito importante dentro da prática da aprendizagem, o qual pode ser visto até mesmo como um resumo, afinal, nesta encontra-se escrito o mais importante de cada assunto, onde combinando essas informações de forma coesa