Resumo curta metragem a lata
De forma simples, o curta de Leopoldo Nunes nos traz as alternativas, que pessoas buscam para sobreviver, em um mundo no qual não se têm muitas oportunidades, ou não se faz questão de tê-las.
A lata começa com um jovem saindo na noite em buscas de latinhas para vender. E neste percurso, muitas coisas acontecem, como; ir a uma festa recolher latinhas, não poder carregá-las devido o saco de lixo rasgar, e ser roubado por um grupo de mendigos, que vende as latas para comprar pinga. Dessa forma ele é preso por quase matar um dos mendigos que o roubou. Ainda nesta noite que parece ser tão longa para este rapaz, ele vê um morador de rua guardar um montante de latas em um local da rua, ele vai até este local e simplesmente rouba todos os sacos de lata que pôde carregar.
O mesmo consegue finalmente vender as latinhas, após dormir na frente do ferro velho, e quando ele as vende, o valor recebido é de dar vergonha por tanta humilhação que ele passou. No fim de tudo, a razão por qual ele passou a noite sem dormir, quase matou uma pessoa e foi preso é simplesmente a necessidade de comprar duas latas de leite para seu filho, e um baseado. Ao voltar para casa, ele encontra a esposa, que é bem receptiva e bem direta ao perguntar se ele conseguiu as “latas” de leite.
Para fechar o curta com chave de ouro, o jovem sai pela manhã com sua esposa e filho, para recolher mais latinhas, e fumar o baseado. Acreditamos que o foco do filme seja despertar a visão do público, para as maneiras encontradas, de manter - se vivo e até mesmo sustentar vícios. Não somente o rapaz, mas os demais, que passam por ele durante o percurso, mostram que é parte da população pouco, ou melhor dizendo, nada favorecidas pela vida e sociedade. Podemos aplicar esse conhecimento na forma que pré - julgamos pessoas, criticando alternativas que estas optaram, ou foram obrigadas a aceitar, para sobreviver, pois a olho critico não se sabe ao certo as necessidades que alguém precisa e quer