Resumo cultura do norte brasileiro
11/03/2010
BRASIL – REGIÃO GEOGRÁFICA - CULTURAL
NORTE
A Amazônia é o coração da região Norte. Fascina a todos pela sua floresta, bacia hidrográfica, fauna e lendas. O Estado do Amazonas tem corno capital MANAUS - portão da selva. Mitos, lendas, superstições, crendices, medicina caseira constituem exotismo para muitos estrangeiros. Mas, na verdade, o Amazonas é um Estado que precisa do apoio de todos para viabilizar sua potencialidade turística, tão desejada por todos nós.
BELÉM, a capital do Pará, localiza-se estrategicamente onde o rio encontra o mar. Com muita influência indígena, o passado ainda persiste nas manifestações dessa etnia. O Pará esteve atrelado ao antigo domínio português e pelo desenvolvimento econômico baseado no cicio da borracha.
A ilha de Marajó merece atenção pelas características diferenciadas quanto ao vaqueiro, sua tarefa diária, suas técnicas vivenciadas ao longo do tempo.
Acre, Roraima, Amapá, Tocantins têm manifestações folclóricas semelhantes aos Estados dos quais faziam parte antes de se tornarem independentes.
NOTA: A relação dos Estados está por ordem alfabética, portanto, sem a preocupação do grau de importância ou extensão territorial.
AMAZONAS
Francisco Orellana, capitão espanhol, em 1541, deu o nome de AMazonas ao rio que havia visto. O Estado, a que nos referimos, mais tarde recebe o mesmo nome.
MANAUS A capital tem o seu nome relacionado à tribo da região, os mauês.
•ETNIA:
Grande influência indígena e, principalmente, portuguesa.
•ARTE:
Cerâmica ornamental e pequenos objetos em pedra e lãtex.
•ARTESANATO:
Cerâmica utilitária. A topajônica, vendida em feiras e mercados, é apenas réplica. Também encontramos arcos e flexas, cocares, tangas, como reminiscências indígenas. Na Casa do Artesão, encontramos cesta, peneira, arupemba, abano e outros materiais, geralmente para lembranças da viagem feita ao Amazonas.
•LINGUAGEM: