resumo cubatão
Cubatão passou por uma rápida industrialização na década 1950, muito antes da poluição ser preocupante. Na década de 1960 Cubatão contava com 18 grandes indústrias sendo uma refinaria, uma siderúrgica sete de fertilizantes e nove de produtos químicos. A construção delas aconteceu de forma evasiva ao meio ambiente. Em 15 anos cerca de 60 km² de mata atlântica havia sofrido degradação.
Contudo, os governantes da cidade, assim como empresários não se preocupavam em reverter à situação, uma vez que a poluição de Cubatão revertia bilhões ao ano, levando a cidade a ser o quinto maior arrecadadores de impostos do estado.
O resultado foi terrível, um pequeno município paulista rodeado de mata atlântica havia se transformado no vale da morte na década 1980. Os altos níveis de poluição comprometeram a saúde Da população, problemas respiratórios e em alto índice crianças nascendo com deformação ou mortas.
Numa noite de 1984 um tubo subterrâneo de gasolina da Petrobrás explodiu na favela de vila São José matando mais de 100 pessoas, a tragédia voltou os olhos do planeta para Cubatão e colocou a olho nu o problema da poluição industrial, não tinha mais com ignorar o problema.
A partir de 1985 uma união entre indústrias, comunidade e governo juntamente com a CETESB, começou um intenso trabalho de preservação ambiental e a cidade conseguiu controlar 98% dos níveis de poluentes no ar, o polo investiu em modernização de equipamentos o que custou o equivalente a 2 bilhões de reais.