Resumo Crítico dos Textos "Zeca e Juca" e "Brilho nos Olhos"
O texto Zeca e Juca traz a mensagem de que, ao contrário do que muita gente pensa, o fator principal para ser promovido em uma empresa não é o tempo em que trabalha nela, mas sim a qualidade do serviço. Diferencial que permitiu a promoção de Juca, funcionário que trabalhou durante 1 ano na mesma empresa que Zeca, que trabalho durante 10 e ainda assim não recebeu nenhuma promoção.
Juca demorou mais, porém foi muito mais eficiente que Zeca. Ë praticamente inútil ter que sair do estabelecimento para resolver um problema se não for feito com eficiência, assim tendo que voltar logo em seguida,. Por isso Juca recebeu a promoção. Um chefe de empresa não pode apostar em alguém que não consegue realizar uma simples tarefa como essa, que é reflexo de grandes responsabilidades que cargos superiores terão de ter, e que Juca provavelmente seria capaz de aguentar, ao contrário de Zeca.
Brilho nos Olhos
“Brilho nos Olhos” retrata que uma pessoa para atingir o sucesso é preciso ter motivação, comprometimento com o trabalho e não só fazer as tarefas porque lhe são mandadas e para isso é preciso de um ambiente de trabalho favorável, que é criado a partir do gosto da pessoa pelo que se faz. A pessoa que trabalha por gosto e não por salário tende a ter uma vida mais equilibrada em todos os aspectos e isso não beneficia só a ele mesmo, mas também à empresa e seus clientes, sendo que trabalhos realizados com gosto são mais bem feitos. É isso que uma pessoa precisa para ter sucesso na carreira profissional, paixão pelo trabalho.
Conclusão
Os dois textos retratam o principal para um bom administrador, ele diz a respeito da eficiência em que os deveres devem ser feitos, como em Zeca e Juca, onde foi essencial a percepção do que o patrão queria, para fazer o trabalho bem feito na hora, ou em Brilho nos Olhos, que dizia que para chegar à isso é preciso ter paixão pelo que se faz. Os textos giram em torno da área de gestão de pessoas, onde é preciso saber reconhecer