resumo critico base financeira
Escola de Relações internacionais e Direito
Economia Política
Resumo crítico: A base jurídica do sistema financeiro nacional
Gabriela Borges Nunes
Turma: A07
O bem mais importante do mundo é o dinheiro, pois ele compra tudo que precisamos e desejamos. Sendo assim, cada país, estado e cidade busca uma forma organizada de conseguir seu próprio dinheiro. No Brasil nós temos como órgão regularizador o sistema financeiro nacional que tem a função de controlar todas as instituições que são ligadas as atividades econômicas do país, o que faz ter muitas outras funções, pois dentro dele possuem diversos componentes que o formam.
O sistema financeiro nacional é composto por dois subsistemas : normativo, que é composto pelo Conselho Monetário Nacional, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários, e o intermediação financeira. O Conselho monetário nacional, formula as leis, se responsabiliza por formular a política de moeda e crédito, visando progresso econômico e social. O Banco Central fiscaliza e regula as funções do CMN e regula a atuação dos intermediários financeiros.
A Comissão de Valores Mobiliários executa estas leis, de maneira a fiscalizar a bolsa de valores e a emissão de valores imobiliários negociados nas instituições citadas anteriormente. Este subsistema é constituído por instituições bancárias(constituídas por bancos comerciais e pelo Banco do Brasil) e não-bancárias como o sistema financeiro da habitação que esta ligado a caixa econômica federal e que se atrela as decisões do CMN.
As caixas econômicas e as sociedades de credito imobiliário que foram entrelaçadas a caixa econômica federal. Os bancos de desenvolvimento, como por exemplo o BNDES, que é a principal instituição financeira de investimentos do governo federal, que atua, principalmente no fomento das atividades econômicas do país. E por fim os bancos de investimento que tiveram uma base legal estabelecida pela lei nº 4.278/65 que definiu