resumo cpitulo 8
No nível 2 as crianças já estão mais amadurecidas e elas já conseguem identificar melhor os pontos de amizades. E o que acontece nessa faixa de idade é que usam muito bem a troca, como lidar um com o outro, exemplo se eu fiz isso hoje, amanhã você faz. E se isso não acontecer de fato elas ficam muito aborrecidas.
Os amigos se preocupam de verdade com o que o outro está pensado, eles avaliam muito o pensar do outro como é a mochila, cabelo um caderno de personagem e toda essa preocupação é de fato para ser aceito no grupo.
Nessa idade as amizades tendem a desenvolver em duplas: as meninas como melhor amiga e os meninos geralmente desenvolvem em grupos de atividades como esportes.
Tanto no grupo de meninas quantos dos meninos eles são muito ciumentos e levam muito a sério a questão de amigo, porque se de fato não estiver inserido no grupo as crianças levam a exclusão.
No nível 3 as crianças com idade de 8 a 15 anos, elas já conseguiram ter uma amizade mais íntimo onde já se preocupa com a felicidade do outro e revelam um ao outro segredos que escondem dos outros.
Mas ainda não aceita que o outro tenha amigo a não ser com a provação de ambos.
No nível 4 amizades maduras: A partir dos 12 anos , nesse nível os amigos são menos possessivos e as crianças permitem que seus amigos façam outras amizades, permitindo que tenham mais amigos entre si, desse modo fortalecendo confiança e apoio, eles também conseguem manter uma amizade mesmo que ambos estejam a distância.
Escolha das amizades.
Não importa a idade as pessoas sempre estão determinadas a escolher amigos pela idade, gênero, etnia, mesmo na adolescência. As crianças principalmente são atraídas pela aparência do individuo.
A aparência física é um dos fatos que conta muito para a criança na escolha da amizade, elas sempre vão buscar um individuo que parecem com elas.
Podemos observar que as crianças sempre mantêm o mesmo padrão tanto n idade quanto na