RESUMO CPC00
O Relatório contábil-financeiro é a base para a Estrutura Conceitual. Vários dos conceitos partem desse objetivo. É ele que fornece informações contábil-financeiras de uma empresa de interesses dos usuários e a quem mais possa interessar. Essas informações são úteis para a tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
São usuários das informações:
INTERNOS: Gestores da empresa;
EXTERNOS: Investidores, Credores por empréstimos, Governos, Entidades Públicas e Privadas em geral, Empregados, Autoridades Tributárias, Agentes reguladores.
As informações possibilitam as seguintes decisões:
Nas operações de compra e venda ou manter instrumentos patrimoniais e instrumentos de dívidas;
Determinar políticas tributárias;
Determinar distribuição de lucros e dividendos;
Regulamentar as atividades das entidades;
Permite aos credores por empréstimos e outros credores existentes ou e potencial a avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
Permitem também aos mesmos usuários, oferecer e disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
As informações acerca dos recursos da entidade possibilitam os usuários avaliarem as perspectivas, em termos de entradas de fluxo de caixa futuros, bem como, ao desempenho e cumprimento das responsabilidades pelas entidades, quanto ao uso de seus recursos.
No entanto, os RELATÓRIOS CONTÁBIL-FINANCEIROS DE PROPÓSITO GERAL não são suficientes para atender a todas as informações das quais os usuários necessitam. Para tanto, eles necessitam consultar outras fontes de informações, tais como:
Recursos da Entidade;
Eficiência da Administração e;
Reivindicações contra a Entidade.
Em resumo, o Relatório contábil-financeiro de propósito geral possibilita ao usuário a estimarem o valor da entidade que fornece a informação.
Usuários como, Órgãos reguladores e membros do público também podem fazer uso do