Resumo Conto Írmãs Vane
Cap. I
A partir de uma sequência de observações de brilhantes estalactites durante um passeio, o professor de literatura francesa chega até um ponto distante da cidade. D. passa pelo mesmo local e o encontra. Durante uma conversa o professor comenta a morte de Cinthia Vane.
Cap. II
O narrador, então, recorda o suicídio da irmã mais nova de Cinthia. Sibil era aluna da Universidade que ambos davam aula e mantinha um relacionamento com D., apesar deste ser casado. A menina não suportou a vida sem D. e suicidou-se após deixar um recado na prova de literatura francesa para D.
Cap. III
Meses após a morte da irmã, Cinthia vai para Nova York e encontra o professor no qual se aproxima. A vida da irmã mais velha na nova cidade se resume as artes e pinturas e o narrador aproveita a aproximação para conhecer de perto a história da família.
Cap. IV
Cinthia acreditava que cada pessoa que conhecia e falecia influenciava no seu cotidiano. Além disso, fazia uma oferenda no qual enviava coisas que lembrasse sua irmã á D. Nisso, apresenta a sua história com Paul, Betty e o bibliotecário ao professor.
Cap. V
Ele decide acompanhá-la, ainda, em algumas idas ao centro espírita no qual não acreditava e a uma festa dada por Cinthia. Após tal festa, envia uma carta com comentários que deixam a irmã Vane mais velha chateada. Após se reencontrarem e a moça esbravejar, o professor decide não vê-la mais.
Cap. VI
Após saber por D. que Cinthia havia morrido, o professor volta pra casa mas não consegue dormir. Realiza leituras de sonetos observando iniciais conforme ela fazia. Decide, então, rever mentalmente histórias de aparições espíritas.
Cap. VII
O professor acaba adormecendo e se decepciona com o sonho que tivera. Não encontra relações com Cinthia após analisar o sonho de diversas formas e percebe que eram apenas “trivialidades aquelas linhas aclaradas conscientemente”.