Resumo circulátorio
A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. Assim, o sangue circulante transporta material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos, às células de todas as partes do organismo. Da mesma forma, o oxigênio que é incorporado ao sangue, quando este circula pelos pulmões, será levado a todas as células.O sistema circulatório é um sistema fechado, constituído de vasos onde circula sangue e linfa, há um órgão central – o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. As trocas entre o sangue e os tecidos vão ocorrer em extensas redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas – os capilares, por meio de permeabilidade seletiva, que se processa através de fenômenos físico-químicos complexos, material nutritivo e O2 passam dos capilares para os tecidos e produtos residuais do metabolismo inclusive CO2, passam dos tecidos para o interior dos capilares.
O sistema circulatório está assim constituído:
Sistema sangüíneo: vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração.
Sistema linfático: formado pelos vasos condutores da linfa (que é constituída essencialmente de plasma sanguíneo); capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos e por órgãos linfóides (linfonodo e tonsilas).
Órgãos hemópticos: são órgãos produtores de células sanguíneas, representadas pela medula óssea e pelos órgãos linfóides (baço e timo). O coração é um órgão oco, constituído de músculo estriado especial que funciona como uma bomba contrátil-propulsora para o sangue. Embora o seu peso oscile entre 280 e 340g, pode pesar muito mais quando exigido continuamente, como em atletas e trabalhadores que exercem intensa atividade física. O coração possui uma contratilidade própria ou inerente de modo que, quando removido de um animal, como a rã por exemplo, e per fundido em uma solução salina aquosa isotônica ou soro fisiológico, continua a bater ritmicamente. O