Miliária
1) Identifique e comente sobre as ações da (o) enfermeira(o) na assistência ao Planejamento Familiar;
R – Aos profissionais de enfermagem cabem as três ações apresentadas no Manual: atividades educativas, aconselhamento e atividades clinicas. No que diz respeito à primeira ação, a (o) enfermeira (o) deve sempre realizar educação em saúde, independente do nível de atenção do serviço, não se restringindo apenas à atenção básica como é mais comum, deixando oportunidades de um diálogo proveitoso para o individuo passar. No caso do planejamento familiar, os assuntos discutidos e elucidados com a população devem ter a ver com temas como anticoncepção e a sexualidade em si. O tipo da atividade e a linguagem devem ser adequados de acordo com o publico alvo. Na área do aconselhamento, o foco é o individuo ou um casal, e a partir daí é construído toda uma comunicação entre os interlocutores, sempre pautado nas características e necessidades especificas dessa pessoa ou casal. Nesse momento, o profissional deve ter cuidado para não invadir a intimidade do casal, julgar atitudes feitas por eles e acabar impondo medias a eles. Já nas atividades clínicas, as (os) enfermeiras (os) devem realizar com alta criteriosidade a anamnese, exame físico e as técnicas corretas de todos os procedimentos sobre esse tema. É comum vivenciar essas atividades listadas acima sendo feitas de forma displicente ou até mesmo profissionais que não as fazem, mas esses passos que não requerem nenhum grande esforço ou equipamento complexo são de suma importância para a saúde dos pacientes e pode ser determinante na vida deles.
2) Descreva os princípios que orientam a prática educativa, e a importância dessa ação, na assistência à saúde da mulher.
R – As práticas educativas têm como princípios mostrar os conhecimentos relacionados aos assuntos do planejamento familiar,