RESUMO Chaui Filosofia Moral E Liberdade 5 E 6
Curso de Psicologia
MANUELA GIL PARIZOTTO
RESUMO MARILENA CHAUI –
A FILOSOFIA MORAL E A LIBERDADE.
Trabalho apresentado como requisito como parte da avaliação do 1º bimestre da disciplina de Ética Profissional e Bioética do Curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Maringá.
Profa Eliane da Costa Lima
2014
Maringá – PR
1 A FILOSOFIA MORAL
Neste capítulo a autora traz a discussão da ética e da filosofia moral, através de diversos conceitos já descrevidos do assunto.
O primeiro deles é de Sócrates que diz que nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentos são modelados pelas condições em que vivemos. Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigações e deveres. Dessa maneira, valores e maneiras parecem existir por si e em si mesmos, parecem ser naturais e intemporais, fatos ou dados com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento: somos recompensados quando os seguimos, punidos quando os transgredimos. Em outras palavras, ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.
Em seguida a autora trás as ideias de Aristóteles que traz que as ações éticas são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também pertencem àquela esfera da realidade na qual cabem a deliberação e a decisão ou escolha. Em outras palavras, quando o curso de uma realidade segue leis necessárias e universais, não há como nem por que deliberar e escolher, pois as coisas acontecerão necessariamente tais como as leis que as regem determinam que devam acontecer.
Em resumo Marilena Chaui traz três grandes princípios da vida moral na ótica do pensamento filosófico antigo:
1. Por natureza, os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela