Trabalho de Sociolinguistica
Pesquisa realizada no sitio Pereira Novo Município de Coité do Nóia, onde existe uma variação linguistica muito grande citarei quatro delas abaixo:
Familia-Famia
Milho –Mio
Vassoura- Bassora
Por Causa- Pro Causa
Estas palavras possuen essas variações linguísticas , porque com a convivência com familiaresmuitos cresceram ouvindo falar dessa forma e se acomodaram e também falam desse jeito, algumas pessoas sabem e pronuncia e secreve a palavra corretamente, porémfalam por puro comodismo e costumes , como já disse antes com a convivência com pessoas que fala desta forma.
Não existe diferença entre a ultilização de variacão de palavras, pois as mesmas são usadas tanto por homen quanto por mulheres.
Entrevistando dona Maria José de -45 anos analfabeta em sua conversa usa palavras incorretas e com bastante variações linguisticas.
Josefa Célia -37 anos possuiensinofundamental completo, em sua conversa tenta ser um tanto correta em suas pronuncia, mas dando umas escapadinhas de vez em quando.
ANA Lucia -26 anos estacursando o 5 periodo em pedágogiase espresa muito bemsabe falar e escreve corretamente, mas confessa que quando esta entre pessoas mais próxima não usa tanto a norma culta e sim a linguagem popular de sua comunidade, porque algumas pessoas a ingnora e acham que quer saber mais que elas.
Ana Marta-52 anos grau de escolaridade ensino fundamental incompleto usa a linguagem coloquial e com algumas variações linguísticas.
Em conversa com homens da mesma comunidade, pode -se observar que a diferença de variações linguisticas entre eles é pouca.
José Vicentede - 49 ano possui ensino fundamental incompleto e não sabe ler e nem escrever e fala usando muitas variações linguisticas.
José Felipe- 28 anos cursa terceiro periódo em direito se espressa muito bem obedecendo a norma culta raramente usa uma variação linguística.
Foram ouvidas 10 pessoas, mulheres e homens, durante a intrevista percebe-se que pessoas que cursaram o ensino médio