Resumo Capítulos 1 e 2 - A Preparação do Ator
- Primeira aula com o diretor Tortsov;
- O objetivo do diretor - ver os futuros atores no palco, o cenário ao fundo, maquilados, vestidos, as luzes da ribalta acesas e com todos os acessórios. Só assim foi dito que poderia avaliar a qualidade dramática;
- Escolha da peça Otelo - Mal terminada a segunda página, o desejo de atuar. Mãos, braços, pernas, rosto, músculos faciais, e qualquer coisa dentro do ator, tudo se põe a mexer. Declamação do texto. Foi descoberto, de repente, uma grande espátula de marfim. Colocou na cintura, feito um punhal. A toalha de banho felpuda serviu de branco albornoz. Com os lençóis e cobertores, foi feita uma espécie de camisa e de túnica. O guarda-chuva de cintarra, mas ainda faltava o escudo. Ocorreu então que na sala de jantar, anexa ao quarto, havia uma grande bandeja. O aspecto geral do personagem era moderno e civilizado, ao passo que Otelo, de origem africana, devia ter uma sugestão qualquer de vida primitiva, algo de um tigre, talvez. Para evocar, sugerir e fixar o andar de um animal. Uma série de exercícios foi iniciada.
A impressão de que muitos desses momentos deram ótimos resultados. Trabalhava quase 5 horas sem ver o tempo passar. Isso pareceu uma prova de que a inspiração era real. 2
O atraso...
A entrada na sala de aula muito envergonhado. Não pediu desculpas ao entrar e observou displicentemente.
Rakhmanov, o assistente de direção, lança um olhar de reprovação...
O assistente falou: Aqui ficamos sentados, á espera, enervados, irritados e “parece que está um pouquinho atrasado¿” Todos chegaram cheio de entusiasmo pelo trabalho que aguardava e agora, graças ao senhor, todo o animo foi destruído. É difícil despertar a vontade criadora, matá-la é facílimo.
“Quando faço uma interferência no meu próprio trabalho, isso é comigo, mas que direito tenho eu de atrasar o trabalho de uma equipe inteira¿”
O ator, como o soldado, deve submeter-se a uma