Resumo - Capítulo 9 – Química Geral, Jonh B. Russel
Química Geral, Jonh B. Russel
Acadêmica: Carla R. Bairros Alves.
Capítulo 9 - Sólidos
Sólidos:
são substancias relativamente rígidas, inflexíveis e que são encontradas como
cristais.
As estruturas dos cristais são determinadas experimentalmente por meio da Técnica de
Difração de Raios-X , na qual o diagrama dos raios x difratados pelo cristal é usado para calcular as posições do retículo cristalino.
Retículos cristalinos: apresentam formas geométricas diferentes, eles possuem arranjos ordenados tridimensionais de átomos nas moléculas ou grupo destes, existentes num sólido.
Cela Unitária: é uma pequena fração do retículo que pode ser usada para gerar ou construir o retículo inteiro (repetição regular da célula unitária) .Um dos tipos de retículos é o retículo de empacotamento denso, que pode ser empacotamento cúbico denso (ecd) ou empacotamento hexagonal denso (ehd) em cada um deles a capacidade do arranjo em preencher o espaço é a máxima
possível.
Sólidos iônicos: o retículo cristalino é formado por íons positivos e negativos.As forças de interação são eletrostáticas(ligações iônicas).Estas forças serão fortes,logo mais difíceis de romper o retículo cristalino, tendo a característica de sólidos duros.As ligações iônicas são muito fortes, logo o PF em um sólido iônico é elevado.
Sólidos moleculares consistem em moléculas que se atraem entre si por meio de forças de Van der Waals, que são geralmente fracas. São compostos que só apresentam ligações covalentes entre seus átomos, intramoleculares, mas não entre moléculas, intermoleculares.
Sólidos covalentes consistem em uma rede tridimensional de átomos ligados entre si por meio de ligações covalentes. Sólido cristalino formado somente por ligações covalentes. Formam macromoléculas.
Sólidos metálicos: consistem em cátions envolvidos por uma nuvem de elétrons livres que pertencem a todo o cristal.
A estabilidade de um sólido caracteriza-se quase