Resumo capítulo 7 do pequeno tratado das grandes virudes - generosidade
1206 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE DE ITAÚNAINSTITUTO DE CIÊNCIAS FÍSICAS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA
DICIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROF.ª : GISLANY ROSE OLIVEIRA NOGUEIRA E SANTOS
RESUMO DO LIVRO PEQUENO TRATADO DAS GRANDES VIRTUDES, CAPÍTULO 7: GENEROSIDADE
Alunos do 2º período
Elisamara de Souza,
Felipe Simon do Couto Nogueira
Itaúna
Setembro/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................................. p.3 2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................... p.4 3. CONCLUSÃO............................................................................................................... p.6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................. p.7
1. INTRODUÇÃO
Ser generoso é dar alguma coisa a alguém que necessita sem querer nada em troca e sem nenhum benefício em cima disto, por exemplo, os políticos não são generosos quando realizam alguma coisa em favor do povo, eles apenas querem conseguir votos e não se importam realmente com fazer bem para o povo.
Ser generoso é ser bom, é fazer algo apenas pelo fato de que ajudar lhe faz bem internamente, ajudar sem precisar receber nada em troca, apenas a certeza de que fez a sua parte.
No livro ‘Pequeno Tratado das grandes virtudes’ diz que: ‘A generosidade é a virtude do dom. Não se trata mais de atribuir a cada um o que é seu, mas de lhe oferecer o que não é seu, o que é de quem oferece e que lhe faz falta. Que possa satisfazer a justiça.
2. DESENVOLVIMENTO
Satisfazer a justiça, certamente é possível, mas isso não é necessário nem essencial a generosidade. É preciso ser justo antes de ser generoso, a justiça e a generosidade dizem respeito ambas, a nossas relações com outrem, mas a generosidade é mais subjetiva, mais singular, mais afetiva, mais espontânea, parece dever mais ao coração ou ao