Resumo Capítulo 11 (livro Arquitetura de Sistemas Operacionais)
R- Sistemas de arquivo é a parte responsável pela manipulação de arquivos em um Sistema Operacional. Um arquivo é um conjunto de registros definido pelo sistema de arquivos, podendo ser manipulado seguindo conceitos preestabelecidos.
Os arquivos são guardados pelo sistema operacional em diversos dispositivos físicos, como discos óticos, discos magnéticos, etc…
Um arquivo é identificado por uma sequência de caracteres, que pode variar de sistema para sistema.
A organização de arquivos consiste na maneira em que os dados são armazenados, podendo variar em função do tipo de informação contida no arquivo. Portanto, estruturas de dados diferentes adequam-se melhor a um tipo de arquivo do que outro.
O criador de um arquivo pode definir como será feita sua organização.
Alguns sistemas operacionais possuem diferentes organizações de arquivos As organizações mais conhecidas e implementadas são a sequencial, relativa e indexada.
Métodos de acesso é a maneira que o sistema de arquivos recupera registros armazenados nos dispositivos. Seus tipos são: Acesso Sequencial (armazena registros na ordem em que são gravados), Acesso Direto (grava e lê registros diretamente em sua posição) e Acesso Indexado ou por Chave (há um índice nos arquivos com ponteiros que informa à aplicação onde está o local exato dos registros).
Há um conjunto de rotinas chamado de Operações de E/S, que permite às aplicações realizar operações de escrita e leitura de arquivos, através de ima interface simples e uniforme entre a aplicação e os diversos dispositivos.
Cada arquivo possui informações de controle chamados Atributos. Eles variam dependendo do sistema de arquivos...
O sistema organiza os arquivos contidos em um disco através de Diretórios, que são estruturas de dados que contém entradas associadas aos arquivos onde cada entrada armazena informações como localização física, nome, organização e outros atributos.
A criação de arquivos em disco exige que o sistema