Resumo capítulo 1 contabilidade introdutória - usp
Contabilidade: É a Ciência social que tem a função de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente (Física, Não lucrativas, empresas, Estado, etc).
Inicialmente esteve intimamente ligada ao Capitalismo como forma quantitativa de mensurar os acréscimos e decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial industrial.
A economia de mercado e seu crescimento, porém, foram fortemente amparados pelo surgimento e aperfeiçoamento das partidas dobradas.
No século passado serviu como instrumento de controle por Estados que adotaram a economia controlada pelo governo de forma centralizada. Hoje, esse método se aplica a qualquer tipo de pessoa – física ou jurídica – que tenha necessidade de exercer atividades econômicas mesmo que estas não sejam sua atividade-fim.
Grupo de pessoas/ de interesse que necessitam da informação contábil: * Sócios, acionistas e proprietários: * Pessoas interessadas primariamente em RENTABILIDADE e SEGURANÇA dos seus investimentos. Necessitam de informações resumidas e que tenham respostas claras e concisas as suas perguntas * Ex: A taxa de lucratividade de seus investimentos, alternativas mais adequadas a seus investimentos, etc. * Tais relatórios são elaborados pela Contabilidade Geral (Financeira) * Administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões: * Os relatórios apresentados à essas pessoas atinge um grau de profundidade e detalhamento muito maior do que os relatórios do grupo supracitado. Além disso, são apresentados com mais frequência, já que estes são os agentes responsáveis pela tomada de decisões dentro da empresa – ou entidade – a que pertencem. * As informações fornecidas pela Contabilidade não se limitam ao Balanço Patrimonial e à Demonstração de Resultados: * Fornece aos administradores um fluxo contínuo de