Resumo capítulo 04 - introdução à economia
Administração de empresas
Cícero Antonio Bezerra 29.08.2012
Resumo
Introdução à Microeconomia – Capítulo 04.
Conceito:
A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Assim, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (Ex.: soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, alugueis, lucros) em mercados específicos. Estuda ainda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
Os agentes da demanda – os consumidores – são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade.
A conceituação de empresa, entretanto, possui duas visões: a econômica e a jurídica. Do ponto de vista econômico, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviço ao menor custo.
Pressupostos básicos da análise microeconômica.
A hipótese coeteris paribus – de que tudo o mais permanece constante (em latim: coeteris paribus). O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem. Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos – consumidores e produtores.
Papel dos preços relativos. São mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.
Objetivos da empresa. A análise