Resumo Capitulo 15 Adm De micro e pequenas empresas
As Demonstrações Contábeis
É através de mecanismos contábeis próprios que os escritórios elaboram demonstrações e relatórios financeiros, uns padronizados e obrigatórios, outros moldados segundo as necessidades de cada empresa.
Existem 3 características comuns às demonstrações contábeis:
1- Poderão ser feitas adotando-se como expressão monetária o milhar de reais;
2- As demonstrações financeiras de cada exercício social serão elaboradas coma indicação dos valores correspondentes ao exercício anterior;
3- As demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores e por contabilista legalmente habilitado.
Os escritórios de contabilidade devem elaborar com base na escrituração mercantil os seguintes demonstrativos: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Valor Adicionado.
Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
O Balanço Patrimonial expressa a posição financeira da empresa num dado momento especifico. A DRE evidencia os diversos níveis de lucros apurados, mostrando em cada um desses níveis, como as receitas foram consumidas.
Demonstração dos Fluxos de Caixa
Mostra as entradas e as saídas monetárias, base de informação para o trabalho dos administradores financeiros, evidenciando as origens e as aplicações do dinheiro captado pela microempresa.
Essa demonstração difere da DRE, porque a primeira mostra os fluxos de caixa, mais precisamente, o volume de dinheiro que entra e que sai, enquanto a última demonstração evidencia as receitas e despesas da microempresa.
A demonstração dos Fluxos de Caixa, por conseguinte, se propõe a mostrar as alterações no valor das disponibilidades da pequena empresa decorrentes das entradas e saídas de caixa e equivalente a caixa, bem como mostra o resultado financeiro do período evidenciando superávit ou déficit financeiro.
Demonstração das Mutações do