Resumo Capitulo 1 Sistemas Distribuidos
Um sistema distribuído é aquele no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens. Essa definição leva as seguintes características dos sistemas distribuídos: concorrência de componentes, falta de um relógio global e falhas de componentes independentes. Exemplos de SD’s: internet, intranet e computação móvel e pervasiva.
O compartilhamento de recursos é um forte motivo para a construção de sistemas distribuídos. Os recursos podem ser gerenciados por servidores e acessados por clientes, ou podem ser encapsulados como objetos e acessados por outros objetos clientes.
Os desafios advindos da construção de sistemas distribuídos são a heterogeneidade de seus componentes, ser um sistema aberto, o que permite que componentes sejam adicionados ou substituídos, a segurança, a escalabilidade, o tratamento de falhas, a concorrência de equipamentos e a transparência.
As redes de computadores estão por toda a parte. Redes de telefones móveis, redes corporativas, redes de fabrica, redes em campus, redes domesticas, redes dentro de veículos, todas elas, tanto separadamente como em conjunto, compartilham as características básicas que as tornam assuntos relevantes para o estudo sob o titulo sistemas distribuídos.
Os computadores conectados por meio de uma rede podem estar separados por qualquer distancia. Eles podem estar em continentes separados, no mesmo prédio ou na mesma sala.
Concorrência: em uma rede de computadores, a execução concorrente de programas é a norma. Posso fazer meu trabalho em meu computador, enquanto você faz o seu em sua maquina, compartilhando recursos como paginas web ou arquivos, quando necessário. A capacidade do sistema manipular recursos compartilhados pode ser ampliada pela adição de mais recursos (por exemplo, computadores) na rede.
Inexistência de relógio global: quando os programas precisam cooperar, eles coordenam suas ações trocando mensagens. A