Resumo Capitulo 1 Ci Ncia Ambiental
Aluno: Marcus Vinicius Pimentel do Nascimento
Data:13/03/2015
Curso: Engenharia Elétrica
Sustentabilidade é a capacidade dos diversos sistemas da terra, incluindo as econômicas e sistemas culturais, de sobreviverem e se adaptarem às condições ambientais em mudança.
Para chegar a sustentabilidade é necessário passar primeiro por cinco etapas. A primeira etapa é entender os componentes e a importância do capital natural e da renda biológica. Os recursos renováveis que integram parte do capital natural podem nos oferecer uma renda biológica interminável, desde que não usemos esses recursos mais rápidos do que a natureza os renova. A segunda etapa é reconhecer que muitas atividades humanas deterioram o capital natural, como o corte de florestas naturais para criar gado, obter madeira e papel. A terceira etapa é buscar soluções para essas atividades de degradação e outros problemas ambientais. Essa busca envolve conflitos e resolvê-los, exige a quarta etapa que é o compromisso, a exemplo da obtenção de madeira e papel, podemos promover o plantio de árvores em áreas já desmatadas. Com a mesma busca por soluções, se cria uma quinta etapa onde os indivíduos fazem a diferença. Ás vezes, alguns indivíduos criam formas de eliminar a necessidade de usar árvores para produzir papel ao utilizar resíduos de grãos (como o arroz).
A sustentabilidade de uma sociedade do ponto de vista ambiental, é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais em relação a alimentos, água e ar dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
No momento a população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Diversos países obtiveram crescimento econômico através do crescimento populacional, maior produção e consumo por pessoa. É normalmente medido pelo percentual no Produto Interno Bruto (PIB).
O desenvolvimento econômico é o avanço dos padrões de vida dos seres humanos