Resumo camadas de redes
Esse processo de transferência de informação de um computador a outro foi dividido em sete camadas, cada uma com sua funcionalidade específica.
As camadas são as seguintes: Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte,
Rede, Enlace de dados, Física.
Para que um pacote possa ser enviado este deve passar por todas as camadas e estas requisitam sempre os serviços da cada camada imediatamente inferior a ela.
A cada camada, novas informações vão sendo inseridas no pacote para que este seja enviado a um novo dispositivo, e as informações sejam recebidas nas demais camadas.
Para ser enviado, o pacote do lado remetente parte da camada mais superior
(Aplicação) e segue o fluxo até a camada mais baixa (Física), enquanto no lado receptor a informação chega à camada mais baixa e vai subindo até chegar à camada mais superior.
Ao receber o pacote, conforme o pacote for subindo as camadas, as camadas correspondentes vão retirando as informações destinadas a elas no lado remetente para que no fim seja possível remontar o pacote de forma correta. A camada física é responsável por transmitir um pacote de um dispositivo
À para um dispositivo B.
Para que seja possível esse envio, é necessário que o pacote seja transformado em um conjunto de bits, assim a camada física consegue envia-los. As funcionalidades da camada de rede são: Características físicas da interface e do meio de transmissão, representação de bits, taxa de dados,
sincronização de bits, configuração de linha, topologia física e modo de transmissão. A camada de enlace é responsável por transformar a camada física em um link seguro, livre de erros.
Está camada tem uma funcionalidade muito importante, que é o controle de