famili
China: soluções inovadoras em sua administração pública (2000 a C) – princípio da assessoria: técnica de aconselhamento com os assessores e delegação das autoridades para resolução de problemas. Grécia: (500 a C): preocupação com a democracia e ética na administração pública.
Revolução Industrial: A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial, devido fatores como: A ruptura das estruturas corporativas da Idade Média; Avanço tecnológico; Substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção. Conceitos Fundamentais: A administração trata, desde seus primórdios, de organizar o trabalho de forma racional. A partir do final do século XIX, começa a adquirir o status de ciência, com as tentativas de aplicação de métodos científicos ao estudo e aprimoramento do trabalho, assim como ao desempenho do trabalhador. Desde então, há sucessivas definições para esta atividade. Maximiano (1997) sugere que "a administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos". A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). FAYOL foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
A Administração científica ou “taylorismo” caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Quatro princípios: Substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados