RESUMO BASES PARA PROJETO ESTRUTURAL NA ARQUITETURA
L = Lajes
V = Vigas
P = Pilares As numerações das lajes, vigas e pilares são realizadas sempre de cima para baixo, da esquerda para direita, de forma contínua e crescente, indicado as letras L , V , P de forma continua e numeradas Exemplo: V1, V2 ; P1, P2 e L1 , L2.
Execução e Interpretação de Plantas de armação As plantas de amarrações devem conter as seguintes informações sobre suas posições:
- Bitola (Diâmetro);
- Comprimento;
- Dobras;
- Corte das barras de aço. Para ajudar a visualização das armações são adotados: vigas armadas em elevações ou em cortes. Todas as armações que apararem em elevação dentro das vigas é detalhado fora, esse detalhe é realizado da seguinte forma:
-Numerações – denominadas pela posição da armação
- Indicação do diâmetro da barra (Bitola );
- Dimensões retas e dobradas;
- Existência ou não de ganchos;
- Numero de repetições;
-Comprimento total do corte. Na elevação também são fornecidas os detalhamentos dos espaçamentos dos estribos por meio de cortes, o mesmo apresenta sem distribuição a partir da sua face de apoio da viga e seus espaçamentos variam normalmente entre 10 e 20 cm. Para facilitar o controle e ordem é realizada em prancha uma tabela informando sobre tipo, bitola, quantidade e comprimento das barras de aço utilizadas. Além da elaboração de outra tabela de resumo sore comprimento e pesos totais por diâmetro, para permitir a compra de material (ver tabela – pag. 217).
Cuidados na exceção e consequências dos erros
Fôrmas
As Gavetas apresentam sarrafos de 5 cm , são pregados nas faces das fôrmas das vigas e dos pilares , tendo como função de evitar que