Resumo Aula 1
Curso – Gestão de Projetos em B.I – UNITAU
Disciplina – Princípios de Engenharia de Software
Professor – Marcelo R J Lemes
Resumo aula 21/03/2015
Pesquisadores de origens de palavras descobriram a mais antiga ocorrência da palavra software em 1850, mas num contexto muito diferente do que é utilizado hoje. Era usado para distinguir dois tipos de lixo: o "soft-ware" referia-se àquilo que se decomporia com o tempo e o
"hard-ware" para todo o resto.
Posteriormente etimologistas descobriram que o uso do termo software para descrever programas de computador data de 1958 e apareceu pela primeira vez em um jornal de matemática. O bibliotecário Fred R. Shapiro da Escola de Leis de Yale em New Haven, Connecticut, procurou pela palavra entre os jornais universitários eletronicamente arquivados no banco de dados JSTOR (Journal STORage) da Universidade de Michigan em Ann Arbor. Ele encontrou um artigo do professor de Estatística John W. Tukey da Universidade de Princeton em janeiro de 1958 no American Mathematical Monthly.
Entitulado "The Teaching of Concrete Mathematics", o artigo de Tukey continha a seguinte passagem: Today the "software" comprising the carefully planned interpretive routines, compilers, and other aspects of automative programming are at least as important to the modern electronic calculator as its "hardware" of tubes, transistors, wires, tapes and the like.
Tradução Livre:
Hoje o "software", que compreende rotinas interpretativas cuidadosamente planejadas, compiladores, e outros aspectos da programação automativa, é no mínimo tão importante para a calculadora eletrônica moderna quanto seu "hardware" de tubos, transistores, fios, fitas e todo o resto.
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.
Software é formado por Formado por algoritmos