Resumo - ativos especiais e despesas antecipadas
RESUMO
ATIVOS ESPECIAIS E DESPESAS ANTECIPADAS
Disciplina: Auditoria Aplicada
Professor: Rodrigo Romanato Leite
SUMARÉ – SP
2008
ATIVOS ESPECIAIS E DESPESAS ANTECIPADAS
ATIVOS ESPECIAIS
Com as mudanças das estruturas organizacionais e o aumento da participação das empresas no serviço de Economia, foram surgindo ativos com características especiais que devem ser classificados de forma diferente dos outros.
Esses ativos podem ser ativos tangíveis ou não, porém a maioria é intangível. Eles proporcionam receitas sem se esgotarem, porém pode haver uma venda final.
PLANO DE CONTAS
O subgrupo de Ativos Especiais surge para contemplar os bens especiais e direitos adquiridos, os distinguido daqueles das outras classificações do ativo.
Quanto ao nome das contas deve ser criado um nome relativo à natureza do bem específico, com suas respectativas contas de provisão.
ATIVOS ESPECIAIS
Serão transferidos para essa conta os custos incorridos na produção, apurados na conta de Ativos Especiais em Produção, a partir de quando estiverem prontos para produzir receitas.
ATIVOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO
São registrados nessa conta os gastos incorridos relativos à elaboração dos ativos que ainda não estão disponíveis para geração da receita. Posteriormente, serão transferidos para a conta Ativos Especiais todos esses custos relativos ao ativo produzido.
AMORTIZAÇÃO DE ATIVOS ESPECIAIS
É utilizada a conta de amortização dos ativos especiais como contrapartida da despesa.
PROVISÃO PARA REDUÇÃO AO VALOR MERCADO
Essa conta é de natureza credora e tem como finalidade registrar o valor dos ativos especiais que estejam com o custo maior que o valor de mercado.
PROVISÃO PARA PERDAS
Essa conta tem como finalidade registrar as perdas com ativos especiais.
AVALIAÇÃO
Como provavelmente não são encontrados produtos similares sua avaliação é feita entre o custo de produção e o valor presente dos