Resumo As sete virtudes do l der amoroso
O livro de título As Sete Virtudes do Líder Amoroso foi escrito por João Carlos Almeida. Nele, o autor discorre sobre essas sete virtudes, usando como base o Poema do Amor de Paulo de Tarso, e explica também o que é um líder amoroso ao longo dos capítulos.
Na introdução, o autor escreve que só é líder quem tem autoridade. E para ter autoridade, e ser obedecido, não basta apenas ter poder; ele já deve ter feito aquilo que ele mandou fazer. A atitude de líder é o amor pelo seu grupo e pela empresa em que trabalha. O autor também fala que liderança amorosa: não é liderança emotiva, sentimental, ou seja, dominada por emoções, e nem liderança caritativa ou filantrópica, porque esse não o objetivo do negócio. Fala que liderança é influenciar as pessoas para resultados.
No primeiro capítulo, o autor escreve sobre O Líder Comunicativo. Fala que crescemos sendo curiosos e fazendo perguntas para aprender e com o tempo desaprendemos isso. O líder comunicativo sabe perguntar e ouvir e é humilde para aprender. Também é preciso tem uma mensagem com bom conteúdo e ser bem humorado.
O segundo capítulo fala sobre O Líder Confiante. Ele confia no sucesso do seu investimento porque viu uma oportunidade antes de todos, e sabem onde começar seu negócio. É preciso aliar intuição à lógica. Partilhar a visão e ouvir uma segunda opinião também ajuda. Por isso é preciso crer pra ver. Fala que é necessário às vezes descansar mesmo que tenha muito o que fazer, para manter a saúde e conseguir continuar trabalhando.
No terceiro capítulo o autor escreveu sobre O Líder Solidário. O autor escreve que é preciso SER solidário, e não fazer solidariedade de vez em quando. Ser solidário é cuidar do mundo, mantê-lo preservado. Também é preciso que o líder de a si mesmo tempo para o lazer e os relacionamentos. Aconselha a ignorar os rancorosos, a evitar despertar a inveja. Fala que o medo irracional é um vício que deve ser rompido.
O quarto capítulo é sobre O Líder