resumo artigo origem da síndrome metabolica
Centro de Ciências Agrárias
Curso: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Disciplina: Genética Básica
Docente: Norma Machado
Discentes: Douglas Sardá Luana Kaline
Resumo do artigo científico Origem da Síndrome Metabólica:
Aspectos genético-evolutivos e nutricionais
DOUGLAS
Slide 2
Em se tratando de evolução Humana, desde o período Paleolítico o genoma Humano continua basicamente o mesmo, o que vem mudando são os hábitos alimentares e estilo de vida do homem pós-Revolução Industrial. O homem Pré-histórico era essencialmente caçador, coletor e nômade.
Slide 3
O aumento da expectativa de vida e a mudança de estilo de vida não acompanhada de mudanças genéticas e fisiológicas são os grandes promotores de doenças crônicas como Síndrome Metabólica, Alzheimer, entre outras.
Slide 4
A história evolutiva do homem está intimamente ligada à procura, seleção e consumo do alimento, assim como mudanças comportamentais e anatômicas. Talvez o bipedalismo tenha surgido como uma postura para alimentação, uma vez que possibilitava o acesso a alimentos antes não alcançados. O bipedalismo, nesse contexto, pode ser visto como uma das primeiras estratégias na evolução nutricional Humana, pois teria reduzido substancialmente o número de calorias despendidas na coleta de alimentos.
Houve também a expansão do cérebro dos Hominídeos devido a adotarem uma dieta rica em calorias e nutrientes provenientes principalmente de alimentos de origem animal, como leite, carnes e ovos.
Realmente, a nutrição é um dos fatores ambientais de maior importância no processo evolutivo. Entretanto, a genética determina a suscetibilidade a doenças, enquanto que fatores ambientais determinam qual indivíduo, geneticamente suscetível será afetado.
Slide 5
Desde a Revolução Agrícola o genoma Humano não mudou, já nossa dieta difere muito daquela para qual nossos genes foram selecionados, essencialmente no que diz respeito ao tipo, à