Resumo Arquitetura Al M Do Edifcio
Arquitetura deve ser pensada como um meio de aproximação com o entorno e a cidade e não apensas no projeto de construção em si. No entanto, não é o que se observa ultimamente, onde condomínios possuem o máximo de isolamento possível, sem levar nada em consideração ao seu redor. A bela arquitetura é aquela que além da estética discutível, possibilita que o edifício seja usufruído, conferindo qualidade ao ambiente, o que proporciona uma beleza que supera até mesmo a estética, pois quanto mais pessoas a arquitetura atingir, melhor.
A seguir estão alguns exemplos da arquitetura e sua inserção numa escala maior.
Praça de São Pedro (Roma, Itália)
A Praça de São Pedro é um exemplo de intervenções barrocas no espaço construído. Ao longo do período do fim do século XVI e o século XVII, o edifício sofreu as alterações que o fizeram expandir para o universo que continha também a cidade de Roma. A planta central da basílica renascentista foi alterada, incluindo a praça. O arquiteto Bernini, fez a ultima intervenção e criou uma colunata oval no entrono da praça, simbolizando um abraço divino sobre o visitante.
Rockfeller Center (Nova Iorque, EUA)
O projeto do arquiteto Raymond Hood, o Rockfeller Center, é outro exemplo de arquitetura conectada com seu entorno urbano. O seu diferencial não era ser mais um arranha céu, mas um edifico que fundia as diversas ideias dos arquitetos de Nova Iorque e uniu com atividades culturais e de arte. Com centro de arte, sala de espetáculo e a famosa pista de patinação em sua praça que atrai moradores e turistas, o Rockfeller é um ponto visado pela população e por turistas.
Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, SP)
Lina Bo Bardi projetou o MASP, pensando profundamente no seu entorno. O museu é reconhecido marco da arquitetura e engenharia brasileira. Situado num dos pontos mais alto da cidade, em frente a um parque urbano, região que de residencial passava a central. O bairro da Avenida Paulista possuía uma