Breve Hist Rico De Hospitalidade
O que se conhece hoje da história da hospedagem no mundo é que hospedar pessoas é uma prática muito antiga. A própria palavra hospedagem, do latim hospitium, significa hospitalidade (dada ou recebida). E hospitalidade, também originária do latim hospitalitas, significa o ato de oferecer bom tratamento a quem se dá ou recebe hospedagem.
Não foi sempre que a hospitalidade era bem vinda. Na idade da pedra, já se era disputado território para conseguir sobreviver. A garantia de receber um desconhecido era praticamente nula. Apenas depois de uma tempo, a vida em grupos começou a fazer mais sentido para os povos antigos. Viver em pequenas vilas era mais eficiente e menos trabalhoso. A procura de um lugar para se estabilizar era uma questão de sobrevivência, as viagens era inevitáveis.
O maior problema para esses viajantes que buscavam novas terras, meios de sobrevivência mais eficientes e até mesmo por motivos culturais. Era a dificuldade de se locomover por grandes distâncias, pois não existia a tecnologia presente no nosso cotidiano. Para poder ter mais aproveitamento nessas longas viagens, era preciso criar um meio para poder descansar e seguir viagem no dia seguinte.
Disso resultou a criação das hospedarias que, em Roma, obedeciam a regras muito rígidas; por exemplo, um hoteleiro não poderia receber um hóspede que não tivesse uma carta assinada por uma autoridade, estivesse ele viajando a negócios ou a serviço do imperador. A famosa Via Appia, por exemplo, era um local repleto de pequenas pousadas, ao tempo do Império Romano e naqueles estabelecimentos ocorria toda a sorte de origens, crimes e desordens.
Outo impacto importantante para o inicio dos meios de hospedagem, foi na Grécia Antiga. Que nos jogos Olímpicos traziam muitas pessoas de outras localidades, e duravam de 2 a 3 dias - o que foi de grande importância para o desenvolvimento do turismo mundial. Era preciso alojar todos os participantres, praticando portante a