RESUMO AQUECIMENTO NAS ALTURAS
A cordilheira do Himalaia abrange países asiáticos e uma vasta área incluindo o monte Everest, com uma grande importância para os habitantes que vivem na cordilheira e em toda Ásia pois é uma fonte de água importantíssima pois desenvolvem entre as estações do ano um ciclo hidrográfico complexo. As águas dos glaciares que no inverno se encontravam congeladas começa a derreter e ocasionar a alimentação de afluentes de importantes rios asiáticos formando uma cadeia de águas quem beneficiam milhões de pessoas.
Mas esse ciclo vem sendo alterado. Segundo pesquisas do centro de pesquisas Icimod em parceria com a ONU, mostra que as águas e os glaciares da cordilheira vem diminuindo de maneira acelerada, intensificada nas ultimas décadas. O relatório se baseou em dados obtidos por satélite e em pesquisas feitas nos últimos quarenta anos. Calcula-se que grande parte dos glaciares do Himalaia poderá desaparecer até 2035. Como em outras partes do mundo acredita-se que o vilão é o aquecimento global.
Os cientistas mostram que esse acontecimento pode ter efeitos colaterais. Primeiro: ocasionar enchentes devido ao derretimento dos glaciares e fenômenos de rupturas de lagos com a água represada do derretimento que ocasiona enchentes súbitas e destruição. E em longo prazo prevê-se o desaparecimento dos glaciares do Himalaia e, conseqüentemente, das águas que descem das montanhas vai diminuir drasticamente o volume dos rios asiáticos, provocando secas e prejuízo a população que depende desses rios e afluentes.
O estudo sobre os glaciares do Himalaia confirma a teoria que o aquecimento global tem atingido as regiões mais elevadas do planeta com a mesma intensidade com que se abate sobre os pólos e por motivos parecidos. Esse fenômeno faz se elevar a temperatura na região da cadeia de montanhas e ocasiona o derretimento de neve do topo das montanhas fenômeno que se intensificou nas ultimas décadas. Se o fenômeno evoluir pode gerar efeitos drásticos e