RESUMO APOCALIPSE
Cristo para Todos - Esperando com Fidelidade a Deus
Apocalipse - Estudo Introdutório
Introdução
O estudo do livro de Apocalipse freqüentemente está associado a um interesse com as coisas referentes ao fim dos tempos.
Muito naturalmente identifica-se Apocalipse como um livro texto de Escatologia. A IELB mesmo faz isto, quando ao chegar perto do ano 2000 - ao qual estão associadas tantas expectativas escatológicas no mundo - com um destaque escatológico (“Esperando com fidelidade a Deus”) dedica um espaço especial para o estudo deste livro. Justifica-se tal abordagem? Somente um estudo do livro poderá responder. A justificativa para o estudo do livro, no entanto, está no próprio fato da Igreja estudar o livro como texto de Deus, para orientação e consolo, como mensagem de lei e evangelho.
No entanto, “Apocalipse” não vem sendo tratado como assunto da Igreja. O próprio nome “Apocalipse” e alguns aspectos ligados ao livro têm sido explorados de forma a transmitir uma mensagem distante do propósito cristão normalmente atribuído ao texto bíblico. Alguns exemplos mostram isto. Filmes com roteiros tão distintos, enfocando assuntos tão distantes, como “Apocalypse
Now” (o macabro domínio de um militar enlouquecido) e “Armageddon” (a ameaça de destruição do planeta Terra por um asteróide), têm seus nomes associados ao livro de Apocalipse. O que une os filmes é o assunto - horror e destruição. Mais um exemplo: no exemplar de 22 de Fevereiro de 1999 da revista Época encontramos um artigo sob o título “À Espera do Apocalipse.” O termo
“Apocalipse” é empregado como sinônimo de “fim do mundo” (entenda-se, planeta Terra, não o Universo).
As observações acima parecem indicar que, ao ouvirem falar de Apocalipse, as pessoas pensam em desgraças e fim.1 Vale perguntar se tal abordagem respeita a mensagem do livro bíblico.
Ao darmos início a este estudo sobre Apocalipse, queremos dar atenção ao primeiro parágrafo do