Resumo AP1 Din Mica Da Terra 3 14
1364 palavras
6 páginas
Resumo para AP1 – Dinâmica da Terra (3/14)·
A estrutura da Terra se desenvolveu ao longo de bilhões de anos, e nosso planeta continua se modificando, interna e externamente, até os dias de hoje.
·
Os principais éons são:
1. Hadeano: Formação da terra;
2. Arqueano: Formação das rochas que constitui a crosta;
3. Proterozóico: Formação de continentes estáveis, e com a presença de algas e bactérias;
4. Fanerozóico: Aparecimento de uma atmosfera rica em oxigênio e organismos diversificados.
Estrutura interna da Terra:
A Terra apresenta um zoneamento em camadas que se diferem pelas propriedades físicas e químicas dos elementos de que são formados. Do interior ao exterior a Terra apresenta primeiramente um núcleo interno sólido que é composto principalmente por ferro, a parte externa do núcleo apresenta um comportamento fluido. Acima do núcleo está localizado o manto que tem suar forma maleável e que pode ser dividido em manto superior em inferior. A camada mais externa, a superfície é a crosta.
É a camada mais fina, apresenta 40 km de espessura e pode ser dividida em crosta superior e inferior.
Diversas ciências mostram evidências da estrutura da Terra em camadas, dentre elas destacam-se:
· Geoquímica: a partir de estudos de meteoritos pôde-se notar que eles podem ser de vários tipos, correspondendo à fragmentação de corpos celestes diferenciados como a Terra em crosta, manto e núcleo; · Geofísica: a partir dos estudos sobre a propagação das ondas sísmicas ( as ondas S não se propagam em meio líquido e as ondas P se propagam em meio líquido e sólido); pôde-se conhecer a espessura, a profundidade de cada camada da Terra.
· Astronomia: a partir de estudos feitos para conhecer a massa e o diâmetro da terra, pôde-se calcular a densidade da Terra. Levando em conta que as camadas internas (manto e núcleo) são mais densas que a crosta.
A hipótese da contração propunha que o planeta estaria encolhendo como resultado de um resfriamento constante. Eles basearam essa hipótese na