Resumo Analítico / obra :Carcereiros Drauzio Varella
Obra: Carcereiros, autor Drauzio Varella
A leitura da obra “Carcereiros”, do escritor e médico, Drauzio Varella, retrata em detalhes a vida de uma parcela marginalizada da sociedade, tanto o que possui uma vida no crime ou dos que trabalham no comprimento da lei. Assim, está obra como também na “Estação Candiru”, que culminou no filme Carandiru há um retrato dos presídios paulista.
É interessante que o autor através de história tanto de carcereiros como de internos faz o leitor refletir sobre a situação de mais de duas décadas desse meio e compadecer-se da situação desta camada social ou mesmo o choque que o médico Varella sente ao atender estupradores, ou assassinos em serie ou detentos que tiraram a vida de pais de famílias, etc.
Há ainda, na narrativa questionamentos, como: a situação da sociedade com esse grupo, ou seja, a reabilitação social deste grupo que em sua maioria e reduzida e o mesmo a falta de oportunidade que a sociedade oferece a essa parte da social, pois a mesma sociedade que condena, e em vários casos deseja uma pena mais dura não lhe dá o direito de uma nova inserção social, exemplo: contração de ex-detentos.
Outra perspectiva é a vida carcereiros que em muitos casos compactua com o crime ou tem uma conduta exemplar ética e moralmente no trato com os presidiários e na atuação do serviço. Desta forma, a vida dos agentes penitenciários devido a uma acentuada tensão ou rotina muito dura, muitos destes entra no vicio do alcoolismo, ou mesmo em relações infiéis.
E por fim, está a obra Carcereiros deixa uma reflexão sobre a posição da sociedade com esse grupo social, a dificuldade da reeducação dos presidiários, da dificuldade do controle carcerário, da ineficácia do poder público nesta área, do pouco investimento na estrutura dos presídios, na falta de direitos humanos , mas ao mesmo tempo uma narrativa densa e detalhada médico bastante