Resumo analitico
TÍTULO:
Os conhecimentos profissionais na formação do professorando de matemática.
AUTORES:
Wilson Santana da Cunha
DADOS DA PUBLICAÇÃO:
CUNHA, Wilson Santana da, O Papel da Pratica de Ensino na Formação do Professorando do Curso de Matemática do Campus de Sinop/MT. Campinas, SP, 1999. Dissertação do Mestrado em Educação. Faculdade de educação, Pontificia Universidade Católica de Campinas. (versão ampliada do capitulo I da dissertação)
PALAVRAS-CHAVE:
1. Formação 2. Professor 3. Educação 4. Matemática 5. Professorando
DESCRIÇÃO DO TRABALHO:
Este artigo discute a formação do professorando de matemática e a correlação entre os conhecimentos didático-pedagógicos e matemáticos que devem estar em equilíbrio. E a importância da interação na formação do professorando entre a universidade e a escola e a iniciação a pesquisa.
OBJETIVOS DO TRABALHO:
Discutir os conhecimentos na formação do professorando de matemática;
Identificar as mudanças na formação do professorando de matemática; Questionar sobre a pratica de ensino e a iniciação a pesquisa na formação do professorando de matemática.
CONCLUSÕES DOS AUTORES:
A busca do equilíbrio entre o conhecimento é de fundamental importância no curso de matemática principalmente a interação do conhecimento matemático-pedagógico.
Com isso, é necessária a reformulação nos cursos de matemática com a intensão de se discutir o papel desses conhecimentos na formação do professorando.
COMENTÁRIOS DO RELATOR:
Todo professor de matemática deve saber o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e a maneira de como passa-lo aos alunos, e esses conhecimentos devem ser trabalhados na formação do professor.
O professorando de matemática deve receber em sua formação os conhecimentos especifico do curso e também formação didático-pedagógica, pois são elas que irão auxiliar o professor a motivar os alunos a estudarem a matemática.
Mas será que esse processo de formação do