RESUMO ANALÍTICO
Nome do aluno: Luana Paula Secco
Data de entrega: 09/06/2015
Título da obra consultada: O ENSINO E OS RECURSOS DIDÁTICOS EM UMA
SOCIEDADE CHEIA DE TECNOLOGIAS
Autor(es): Vani Moreira Kenski
Outros dados:
Palavras-chave:
Descrição da obra/texto:
O texto afirma que o modelo de educação escolar nas redes públicas de ensino não terá alteração, ela continuará disciplinar, com grandes turmas, com professores e alunos interagindo só no ambiente de sala de aula e com o mesmo propósito de ensinar e aprender. Muitas pessoas acreditam que este modelo não precisa ser mudado pois sempre foi assim, e que faz parte da cultura escolar. Pelo contrário, este modelo é recente pois desde o início da história da humanidade o conhecimento foi se inovando e a educação transformada conforme o tempo.
Com as transformações da sociedade e a chegada da tecnologia criou-se novas formas de pensar, agir e de se relacionar. Foram criados objetos como a televisão, o rádio, o telefone que facilitaram o dia a dia das pessoas, nas salas de aula, nas famílias, e transformou as práticas de leituras e escrita. Porém com todas estas mudanças a escola continua a mesma, utilizam livros, cadernos, quadro de lousa e de giz. O professor apresenta seu conteúdo oralmente, os alunos prestam atenção e permanecem em silêncio, copiando, fazendo leituras de textos. Esta é a turma ideal de vários professores.
Logo, com esta nova sociedade o papel do professor mudou, ele era a fonte do conhecimento que seus alunos e novas gerações deveriam adquirir, e a escola era o órgão responsável pela transmissão da memória cultural e social e também pela formação dos alunos para o mercado de trabalho. A transmissão de conhecimento feita do professor para o aluno era feita oralmente e por interpretação de textos. A realidade é quase esta pois os próprios professores tiveram este ensino, com conteúdo copiado e reproduzido.
Apesar da escola não ter mudado as pessoas mudaram e para estes alunos os professores não são