RESUMO ADM COMPLETO PAG 211 290
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CURSO DE ADMNISTRAÇÃO – PROF. JOSÉ PRADO DE SOUZA
06 MAIO 2014
ELIWELTON GOMES PAES
RESUMO
RODRIGUEZ, Martius Rodriguez Y. Gestão Empresarial: Organizações que Aprendem.
Capítulo 6: Estudo de Caso: Implantação do Modelo de Gestão e Organização
Este capítulo apresenta com base na experiência obtida na definição de implantação de modelos de gestão, descrita no capítulo anterior as metodologias utilizadas nas avaliações do modelo de gestão do conhecimento. O primeiro modelo deste estudo de caso foi implantado em 1995. Já a avaliação apresentada está diretamente associada a pesquisa de campo realizada no período der agosto a outubro de 1998, onde foi obtida a percepção das gerencias da Petrobrás com relação ao modelo de gestão implantada, assim como a identificação dos valores intangíveis relacionados à organização. A partir das informações coletadas, principalmente da última pesquisa de campo, foram identificados e agrupados os valores intangíveis da área de E&P, conforme o modelo apresentado no capítulo anterior, trazendo como contribuição uma proposta de gestão sob a ótica de uma organização inserida na Sociedade do Conhecimento.
EVOLUÇÃO DO MODELO
A evolução do modelo de gestão de uma organização tipicamente funcional, para uma orientada a processos, foi uma das principais mudanças ocorridas. A organização funcional, como se estruturada por silos, estanques e independentes, sem clareza dos seus produtos e serviços, gerava uma grande quantidade de grupo de trabalho para tratar das interfaces criadas dentro deste modelo, que privilegiavam a especialização, mas dificultavam a integração, particularmente nos seus níveis mais operacionais.
A elaboração de diagnósticos e avaliação é um valor, inclusive identificado na pesquisa de campo. Isto favoreceu o processo de melhoria contínua do Modelo de Gestão da E&P, particularmente quanto a necessidade de uma mudança drástica no modelo, a qual foi