Resumo 1º, 2º e 3º acto frei luis de sousa
Grupo I Rafael Lopes , Ana Sousa e Rui Nogueira
Resumo Geral da obra
A peça é baseada na vida de Frei Luís de Sousa (D. Manuel de Sousa Coutinho) . D. Madalena de Vilhena, sete anos depois do seu marido (D. João de Portugal) ter desaparecido na batalha de Alcácer Quibir, casa com Manuel de Sousa Coutinho, do qual tem uma filha , Maria. D. Madalena vive angustiada com a possibilidade do primeiro marido estar vivo e é perturbada pelos tristes pressentimentos da frágil Maria e de Telmo, o velho empregado, que continua á espera do regresso de D. João de Portugal. Após vinte anos, o mesmo retornou a, disfarçado de Romeiro. O desfecho é trágico, no qual Madalena e Manuel resolvem tomar o hábito religioso e durante esta cerimónia, Maria morre na igreja aos seus pés.
Acto I
• O primeiro acto passa-se no palácio de Manuel de Sousa Coutinho em Almada no seu interior está dona Madalena sentada numa cadeira, com as mãos cruzadas sobre o seu regaço, lendo um livro de seu nome Lusíadas. D. Madalena ao ler relembra tudo pelo que tinha passado. D. Madalena encontra-se triste, desconfortável, e muito preocupada pois foi casada sendo o seu primeiro marido D. João de Portugal que ao participar na Batalha d'Alcácer foi dado como morto. Então D. Madalena falando com Telmo o seu aio que desde que casou com D. João de Portugal a segue para todo o lado contando-lhe da sua angústia de saber que procurou durante 7 anos seguidos o seu marido e que nunca o encontrou. Por não o ter encontrado casou-se novamente com D. Manuel de Sousa Coutinho e dai nasce Dª Maria uma menina com 13 anos que apesar da idade que tinha estava muito desenvolvida mas que era uma menina muito frágil.
Telmo nunca aceitou o casamento de D. Madalena com Manuel de Sousa Coutinho pois para ele o seu amo foi e será D. João de Portugal. Telmo também ao principio não gostava de D. Maria mas agora depois de crescida querela mais do que nunca. Mesmo