Resumo 1 de Instrumentação para o Ensino de Física
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Nome: Caroline Machado
Professor: Jose de Pinho Alves Filho
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Física A (FSC – 5117)
RESUMO
Epistemologia (episteme = ciência e logos = teoria) é o campo de conhecimento que procura estudar o processo de produção e legitimação do conhecimento científico. A epistemologia tem por objetivo básico a caracterização das ciências existentes, para julgar seu valor e decidir se elas se aproximam de um ideal de conhecimento. Para tanto, ela procura compreender os procedimentos que uma determinada disciplina cientifica utiliza para elaborar e testar suas teorias e para estimar o valor teórico e cognitivo de tais teorias.
Os objetos de análise da epistemologia são muitos, mas podemos resumi-los a: as possibilidades do conhecimento, os limites do conhecimento, a origem do conhecimento, a metodologia da produção do conhecimento, a estrutura e a verdade do conhecimento.
Toda epistemologia é histórica, pois se constrói a partir da história do conhecimento humano e também por que se modifica com as descobertas científicas, com as mudanças de valores e interesses.
Desde a Antiguidade, o homem buscou o entendimento de como surge o conhecimento. Na Grécia antiga iniciaram-se as explicações a respeito do mundo natural, sem o uso de elementos sobrenaturais.
No inicio do século XX, novas teorias no campo da física, tais como, a Teoria da
Relatividade e da Mecânica Newtoniana, que representavam o caráter absolutista da ciência em dar respostas “verdadeiras”. Neste período, torna-se emergente a ideia de que o conhecimento não é descoberto, mas uma construção humana transitória e dinâmica.
A ciência é mutável por ser, o conhecimento, a representação do ambiente em que estamos inseridos. Em cada época, de acordo com os recursos de pesquisa e os recursos teóricos disponíveis, tem-se novas descobertas, motivadas