Resulmo
O Capitulo da Arte a Literatura consiste em: debater o que vem a ser arte, quais suas características, história e se existe uma funcionalidade junto à literatura. O que é arte? Os primeiros pensadores definem suas posições classicas, que apontam a arte como objeto/artefato que suscita o sentimento do belo; os segundos demonstram um sentido modernista, que vê a arte de um modo particular no pensar.
Não existem teorias que definam arte, apenas comparações a outras obras já denominada arte, mas, nem sempre esses critérios são presença obrigatória. No entanto concideramos o seguinte “arte é a produção consiente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”.
A arte e o belo, como um sentimento, o belo não é dado absoluto: “é resultado, sempre contigente, de uma relação de conveniência entre as propriedades de um objeto e o gosto daquele que o avalia”. Em uma passagem pela historia da arte, numerosas propostas e outros traços secundários, definem que não so o belo se torna essencial: não fazendo da função estética a condição nescessaria para a avaliação de “uma obra de arte”.
Pensadores como j.m. Scheaffer; Genette e Kant afirmam que não existe “objeto estético” e sim o modo de como o individuo apreende o objeto, e ainda coloca que as obras de arte não se devem apenas a antenção estética (tendo também emotivas, simbólicas, etc.) variando com os contextos culturais. Dando certo fim ao debate: “não existe definição universal da arte; existe simplesmente o que uma época, um grupo cultural ou um indivíduo infundem, em dado momento”. No século XVIII, com a chegada do Renascimento, começa a diferenciar o “artista” do “artesão” “sendo que obras de arte são objetos não utilitários, que exprimem alguma coisa e aos quais é reconhecido um valor”. Literatura como objeto de arte, o campo literário engloba um vasto campo, ficção, historia, filosofia, etc. O