Resulmo do filme
Nascidos na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, com a morte dos pais, Agnello e Arlinda Villas-Bôas, a cidade de São Paulo já não os prendia. Vieram do interior paulista para a Capital, pois o pai Agnello, advogado, havia sido convidado por um escritório do ramo. Mudaram-se para uma pensão na rua Bento Freitas, esquina com a rua Marquês de Itu.
Índice
[esconder]
1 Fundação Brasil Central - Expedição Roncador-Xingu
1.1 A política indigenista proposta pelos irmãos Villas Bôas
2 Os índios
3 Parque Indígena do Xingu
4 Estimativa dos trabalhos realizados
5 Livros
6 Homenagens
7 Cronologia
8 Livros sobre os irmãos Villas-Bôas
9 Filme
10 Ligações externas
Fundação Brasil Central - Expedição Roncador-Xingu[editar]
O lançamento do plano de ocupação do território brasileiro, a Marcha para o Oeste no 1º dia do ano de 1938, estava em completa sintonia com os mais recentes e graves acontecimentos políticos que haviam abalado o Brasil. No dia 10 de novembro de 1937, o país ouvira, em cadeia de rádio, a decretação do Estado Novo e Getúlio Vargas (1882-1954) permaneceria na presidência da República até 29 de outubro de 1945. Vargas passou a governar através de decretos-lei e mobilizou o país em uma campanha de integração nacional: A Marcha para o Oeste. Nas palavras de Vargas, pronunciadas naquele primeiro dia do ano:
A civilização brasileira a mercê dos fatores geográficos, estendeu-se no sentido da longitude, ocupando o vasto litoral, onde se localizaram os centros principais de atividade, riqueza e vida. Mais do que uma simples imagem, é uma realidade urgente e necessária galgar a montanha, transpor os planaltos e expandir-nos no sentido das latitudes. Retomando a trilha dos pioneiros que plantaram no coração do Continent em vigorosa e épica arrancada, os marcos das fronteiras